domingo, 3 de outubro de 2010

FRUSTRAÇÃO DE CRIANÇA

Meu momento de mais tristeza, frustração em minha infância foi o de que minha mãe dizia ter vinte e nove anos. Passava ano, virava ano, mais um aniversário e ainda vinte e nove anos. E eu sempre acreditei, pois minha mãe nunca foi de mentir para mim.
            Lembro-me muito bem, aproximadamente aos sete anos, eu andava muito com meninos (ainda ando), e como todas as crianças, começaram a perguntar a idade das mães... Um disse quarenta e seis, o outro quarenta e eu VINTE E NOVE.
            “Duvido Pati, até parece que sua mãe tem só isso...”
            “Nunca né Pati, não tem como...”
            E eu disse: “ Vocês estão duvidando? Vamos lá, vou perguntar na frente de todos vocês.”
            Como moro em apartamento, sempre gritei minha mãe para que ela aparecesse na janela, detalhe: terceiro andar. Imagine o que os vizinhos deviam achar...
            “Mãeeee, manhê...”
            Infelizmente nesse dia, minha mãe estava muito brava, era muita bagunça minha e do meu irmão, nós não parávamos de gritar, ela mal dormia, enfim, a peguei no “dia da macaca”.
            “O que é Patrícia?”
            “Aparece na janela.”
            “Não vou aparecerrrrrrr, estou passando aspiradorrr, faaaalaa daí..”
            “Ta bom. Mãe, não é verdade de que você tem vinte e nove anos? Eles estão duvidando.”
            Nesse momento minha mãe desligou o aspirador e caiu na risada, e ninguém entendeu o por que. Mas pelo menos acreditaram em mim.
            A primeira oportunidade de que minha mãe teve de conversar comigo em particular foi na praia, passeando. Quando voltávamos para o apartamento ela, num tom sério, disse:
            “Filha preciso te contar um segredo...”.
            “Pode falar mãe.”
            “Sabe que confio muito em você né?”
            “Sim, pode dizer.”
            “Pati, é difícil pra mim, mas... Filha é o seguinte, tenho quarenta e dois anos.”
            Nossa, parecia que tinha caído o mundo para mim, fiquei tão triste, magoada com ela..
            “Por que mentiu para mim todos esses anos?”
            “Calma filha, é só minha idade.”
“Mas de vinte e nove para quarenta e dois há uma grande diferença né mãe?”
”Mas filha, não vai contar pra ninguém...”
” Contar o que? Que você tem QUARENTAAA E DOISS ANOSS?? ISSO?”
”Ta bom filha, então ta. Tenho vinte e nove.”
”Não minta.”
” Mas se falo que tenho...é..quarenta..”
”E dois.”
”Isso. Você fica revoltada. Só não quero que você saia por aí contando minha idade. Vamos fazer o seguinte, se alguém te perguntar diga que tenho uns trinta e cinco, fechado?”
Caí na risada...
“Tudo bem mãe, não direi nada a ninguém.”
Mas não imaginava que depois de tantos anos eu estaria escrevendo sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário